Próteses Dentárias
Próteses Dentárias Fixas
Quando optar por prótese fixa
Sendo um dos tratamentos de eleição por perca total ou parcial da estrutura dentária, a prótese fixa tem como objectivo a substituição da coroa do dente, nos casos em que a raiz do dente pode ser preservada e recuperada; denominando-se de coroa unitária. No caso de ausência ou total perca do dente, mas existência de dentes adjacentes é também possível optar pela colocação de prótese fixa, (ponte dentária), que é suportada pelos dentes adjacentes, que devidamente preparados com um pequeno desgaste servem de suporte (pilares), sendo assim possível não só a reabilitação tanto dos dentes adjacentes como dos espaços desdentados.
Laboratorialmente, a prótese fixa é composta por uma estrutura interna metálica, aumentando assim a resistência estrutural e revestida externamente a cerâmica, com anatomia e cor igual á dos seus dentes naturais (coroa metalo-cerâmica). Podem também ser de zircónio (última e mais recente tecnologia) conferindo assim ao dente a nível estético uma translucidez imperceptível e um acabamento de última geração.Tipos de prótese fixa
- Coroa Unitária – Tem como objectivo a total reabilitação da coroa do dente, aproveitando-se a raiz do mesmo dente para suporte e fixação da coroa, sendo muitas vezes o tratamento possível para evitar a perda total do seu dente
- Pontes– Na ausência de um ou mais dentes, mas existência de dentes adjacentes, pode-se recorrer a pontes fixas, aproveitando os dentes adjacentes como pilares de suporte e Fixação.
Resultado do tratamento com prótese fixa
Total satisfação estética e funcional, resultando num conforto ao mastigar, evitando assim com a sua colocação alterações morfológicas e estéticas das estruturas dentárias e faciais.
Próteses Dentárias Removíveis
A prótese dentária removível tem como objectivo a substituição simples, rápida, indolor e com baixo custo dos dentes perdidos. São facilmente removidas e inseridas pelo paciente, e de fácil higienização. São próteses (dento-muco-suportadas ou muco-suportadas), que têm que ser removidas após as refeições para uma correcta higiene da prótese e dos dentes existentes.
Tipos de prótese removíveis
- Próteses acrílicas– confeccionadas totalmente em acrílico, tendo como principal suporte a mucosa (gengiva), podendo ser totais ou parciais. Têm indicação de substituição a cada 5 anos, devido ás constantes alterações morfológicas da boca, bem como ao desgaste provocado com a mastigação.
- Próteses esqueléticas– confeccionadas em acrílico e metal, são as próteses removíveis de eleição, tendo como suporte a mucosa (gengiva) e os dentes, através de meios de retenção (ganchos metálicos), aumentando assim o conforto e estabilidade na Mastigação.